Minimalistas, mas contrastantes, os logótipos para gamers têm de se focar em dois aspectos muito importantes. Por um lado, têm de ser simples o suficiente para serem mais facilmente memorizados e, posteriormente, associados ao gamer. Por outro lado, têm de ser únicos, de forma a diferenciarem-se de todos os outros milhares de logótipos de gamers que existem.

Gaming tem sido uma vertente de entretenimento que disparou de uma forma exponencial nos últimos anos. As plataformas online como o Youtube, Twitch, Mixer, entre outras, deram um espaço aos gamers para partilharem o seu conteúdo com um enorme público, criando uma nova forma de entretenimento com uma audiência global, pouco explorada até recentemente. Ainda assim, quem está dentro do negócio sabe o difícil que é cativar público e aumentar a lista de seguidores e fãs, nomeadamente pela quantidade colossal de oferta e competição que já existe no mercado. Ainda que a qualidade e unicidade do conteúdo seja o factor maior de diferenciação, toda a comunicação envolvente à promoção deste é muito importante e, por isso, ter um bom logótipo é essencial. Embora existam muitos sites que geram logótipos para gamers em meros minutos, estes utilizam templates extremamente semelhantes e acabam por pecar muito no aspecto da diferenciação e qualidade – dois dos aspectos mais importantes nesta indústria.

Em primeiro lugar, tentamos quase sempre associar ao máximo o logótipo ao nome e espírito do canal/utilizador. Seja ao jogar com fontes diferentes, siglas, gráficos ou outras técnicas, o importante é que quando o logótipo é visto, as pessoas saibam imediatamente a quem pertence, mesmo sabendo pouco sobre o canal, personalidade ou equipa em questão.

Depois, também é muito importante a flexibilidade. Seja em intros, merchandising, vídeos, fotos ou outro tipo de conteúdo e produtos, o logo tem de ser facilmente adaptado e tem de funcionar bem com uma variedade de fundos e formatos diferentes. Também é importante ser vectorial, significando que irá parecer tão bem num pequeno ecrã de telemóvel, como numa grande televisão ou cartaz. Esta questão da flexibilidade obriga-nos também a criar um aspecto mais simplista e minimalista, com apenas 2 ou 3 cores contrastantes, em vez de logótipos mais complexos. Acrescentar gráficos que representem o mundo do gaming, como controladores de diversos sistemas, referências a videojogos e outros elementos irá também ajudar a chegar a um público alvo, visto que, mesmo sem conhecerem o logotipo, conseguem imediatamente perceber o tema geral. Finalmente, e agora específico do mundo do gaming, um bom logótipo tem de ter elementos poderosos, já que grande parte do conteúdo que vemos hoje em dia segue a táctica do over the top, isto é, muita energia e intensidade tanto em canais individuais como em equipas de e-sports. Assim sendo, gráficos como chamas, animais ferozes, entre outros, acabam por funcionar muito bem e criam uma associação eficaz com o conteúdo do canal ou com o espírito da equipa.

Em suma, para fazer face aos milhares de concorrentes presentes no mundo do gaming, a auto promoção é um passo essencial e um excelente logótipo de gamer é a base de tudo o resto.

Dê uma vista de olhos a uma amostra do nosso portfolio de logotipos de gamer em baixo:

Qualquer que seja o seu objectivo, mensagem ou estilo, estamos aqui para criar um logotipo inesquecível e garantir o seu sucesso. Entre em contacto connosco hoje ou veja a nossa selecção de serviços e encomende um logotipo ao usar o botão em baixo.